data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo Pessoal
O gráfico aposentado José Carlos Chaves de Almeida, 68 anos, nasceu em São Gabriel e, aos 2, se mudou para Santa Maria com os pais e nove irmãos.
José Carlos adquiriu a profissão ainda jovem, trabalhando em gráficas. Com o tempo, investiu em um negócio próprio, no mesmo ramo.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Entre as diversas atividades preferidas do gabrielense, estavam os jogos de futebol, às sextas-feiras, e fazer churrascos para os amigos e familiares. Na vizinhança, sempre por perto, estavam as irmãs dele, Elenita e Marieta Aquino de Almeida.
Elenita conta que o irmão gostava de assistir a filmes e que foi palestrante a respeito dos malefícios do alcoolismo no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Santa Maria. Ela lembra, ainda, que o irmão levantava o astral de todos com quem convivia e adorava uma boa conversa:
- Meu parceiro e amigo, ele foi a pessoa com quem eu contava em qualquer situação. Vai ser difícil seguir em frente sem o nosso irmão.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Para Marieta, fica a saudade da companhia para ouvir música e de alguém que carregava um sorriso no rosto, independentemente da situação. A alegria, conforme a irmã, era uma das principais marcas dele:
- José Carlos nunca estava de mau humor. Sorria para o mundo e animava quem andava sem esperança.
Gremista fanático, ele fazia apostas com o cunhado Jorge Luis dos Santos, colorado, com quem assava os churrascos de domingo em família.
- Passávamos conversando. Ele era alegre, estava sempre contando piadas.
José Carlos de Almeida morreu em 7 de março de 2020, devido a problemas cardiovasculares. Ele foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.